Projeto realizado em 2010 para um dos prédios que é o cartão postal da cidade.
Este é um projeto que desenvolvi no meu segundo estágio quando trabalhava em um pequeno escritório de arquitetura. Tenho muito carinho por ele pois apesar de ser muito jovem e ainda no início dos meus estudos em design ganhei plena autonomia dos meus empregadores para desenvolver o trabalho. Na mesma época estava cursando a disciplina de sinalização na faculdade então foi um desenvolvimento muito rico onde pude comparar a teoria com prática de forma concomitante, em um dos prédios históricos mais importantes da minha cidade.
Nosso desafio era refazer a sinalização interna do mercado facilitando o entendimento do público através de um sistema de cores divido por quadrantes. Ou seja em um ambiente enorme e com uma imensa variedade de incentivos visuais, tínhamos que fazer com que as informações como sanitários, escadas e telefones se destacassem e ainda criar um sistema de cores para auxiliar a localização desses espaços e lojas.
Por exemplo: um cliente que visitou uma cafeteria específica poderia ver a placa uma vez e entender que ela se localizava no quadrante roxo, assim em uma próxima visita, conseguiria encontrar o local desejado com mais frequência. Outro desafio era a questão de saídas, pois o prédio possui 2 saídas nas laterais de cada quadrante e 4 saídas centrais, um em cada lado do prédio. Cada uma dessas saídas tinha serviços específicos de táxi, trem, ônibus e alimentação. Era muito comum para os passantes precisar pegar um ônibus e ir para a saída de táxi por exemplo, então essa comunicação também precisava ser facilitada.
Após a etapa de levantamento técnico de todas as placas existentes do mercado, medições in loco de todas as portas e saídas (onde descobri que nenhuma das saídas tinha a mesma medida da outra) e análise minuciosa da utilidade das placas existentes e mapeamento de novas possibilidade. Chegamos a uma proposta que acreditávamos suprir todas as necessidades.
Definimos as cores para cada quadrante e todas as placas dentro dessas unidades precisavam de uma grande massa de cor, para ganharem intenso destaque visual.
Placas de lojas também receberiam essa grande massa de cor e uma numeração definida pelo próprio mercado. Já existiam placas no formato pescador no local então a solução, era limpar e adesivar essas placas existentes com a nova identidade. Dessa forma os passantes visualizariam muito bem as cores dos quadrantes através da linha de pescadores dos corredores.
Nas entradas principais foram posicionadas placas com o mapa completo de todas as lojas e serviços presentes no mercado em ambos os pavimentos e apresentando inclusive os pictogramas. Esses mapas foram aplicados também nas entradas secundárias laterais, apenas com as lojas daquele quadrante.
Pescadores do corredor, mapa principal completo e mapa das entradas secundárias
Criamos uma sinalização específica para as saídas com pictogramas que representavam o trem, o ônibus e táxi. Dependendo do transporte que o cliente desejasse conseguiria encontrar mais facilmente. Também foi desenvolvido um pictograma para a saída de alimentação cujo principal atrativo era um prédio histórico conhecido como Chalé da Praça XV. O pictograma representava essa construção pois essa saída possuía muito forte a referência desse prédio entre os frequentadores do mercado.
Saídas principais e secundárias com os pictogramas de serviços
Por fim foram distribuídas muitas placas direcionais em todo o mercado, marcando tanto os locais de seus quadrantes quanto indicando outros espaços próximos em setores diferentes, sempre com a presença da cor.
Este projeto segue no mercado público até hoje, teve seus percalços pois não foi completamente aplicado como planejado principalmente no que se refere as placas pescadores das lojas, que eram um diferencial importante na construção da cor dos espaços. Reavaliando hoje em dia e com a experiência que tenho, acredito que as placas de entrada que apresentavam todo o mercado acabaram ficando complexas e quem se propõe a ver perde tempo até compreender tudo, hoje em dia eu teria pensado em placas mais simples, focadas apenas no quadrante que a pessoa se encontra.
Mas de qualquer forma é um pedacinho do meu trabalho no cartão postal da cidade, é visto todo dia por muita pessoas e espero que esteja facilitando pelo menos um pouco a orientação geral de quem passa por ali.
cliente: Mercado Público de Porto Alegre
design gráfico: Larissa Mancia I Modo Arquitetura e Design
fotos: Larissa Mancia
data: 2010
Comments