A importância de uma linguagem visual coesa em uma marca.
Durante o ano de 2023, trabalhei em um pequeno escritório de marketing com foco em mídias sociais. Durante esse tempo, além das demandas voltadas para redes sociais, alguns clientes às vezes solicitavam pequenas demandas de design.
O principal deles era uma cafeteria que ficava dentro do espaço do Food Hall Dado Bier, o Koa Coffee. Como líder de design na época, minha função era garantir a coerência e a qualidade dos materiais liberados para cada cliente. O Koa era um exemplo disso, pois frequentemente realizava pequenas ações de ativação da marca, renovava produtos e atualizava o cardápio.
Acima, alguns dos materiais produzidos para o cliente: atualizações de cardápio, brindes promocionais, jogo americano e adesivos para embalagem de café.
Por menor e mais simples que fosse o foco da produção, a preocupação de que os materiais criados tivessem coerência entre si, com a marca e com os lançamentos anteriores, era uma das principais preocupações durante o processo de criação.
Às vezes, converso com designers que não avaliam como um pequeno material pode ser importante quando pensamos na linguagem da marca e o classificam como um trabalho simples demais, apenas uma coisinha comparado a projetos maiores ou ainda um processo de branding extenso e complexo.
A verdade é que todo material importa, pois toda inserção de marca é um pequeno grão de areia na composição da linguagem e, principalmente, na experiência do consumidor.
Pode não parecer, mas o cliente sempre perceberá, mesmo de forma sutil, os cuidados e os detalhes em cada ponto de contato. Para mim, é aí que realmente começamos a falar sobre branding.
cliente: Koa Coffee Co.
design gráfico: Larissa Mancia I Trend Mkt
fotos: Acervo pessoal e Instagram @koacoffebr
data: 2023