150 pictogramas desenvolvidos para a comunicação nos canais da marca.
Este foi um projeto de desenvolvimento muito específico pois tinha um briefing com muitas diretrizes. Além de refazer a família de pictogramas atual do Sicredi recebi deles um guia de construção em vetor que deveria ser seguido respeitando curvas e margens, também tínhamos restrições em relações a espessura de linha, raio e três tamanhos específicos de ícone onde os pictogramas precisava funcionar de forma legivel: 16px, 24px e 104px. A diretriz final e mais importante era evitar excesso de detalhes priorizando ter até 3 linhas contínuas por ícone.
Porém depois de definidas todas as regras o trabalho seguiu bem com idas e vindas de poucos ajustes, iniciei o desenvolvimento pelo tamanho de 16px que era o menor deles, portanto se conseguisse deixar visível com 16, tinha certeza que os demais funcionariam.
Icones em 16px, 24px e 104px
A maioria dos ícones tiveram inspiração no desenho original, apenas simplificando e padronizando linhas. Porém existiam pequenas famílias dentro da linguagem de pictogramas onde tínhamos a oportunidade de desenvolver semelhanças gráficas entre elas, deixando aqueles microssistemas mais reconhecíveis entre si. Foi o caso por exemplo dos icones de cartões, onde haviam cartões para compras online, cartões cliente vip, parcelamento, prazo, localização e mais outros. Então os pictos que representavam esses cartões tinham uma base de construção igual com pequenas modificações.
Exemplo dos desenho antes e depois inspirado nos pictogramas existentes.
Os pictogramas que falavam de cartão ganharam todos a mesma base visual (que representava um cartão)
A mesma lógica foi seguida dentro dos pictogramas de seguro
Ao término do projeto, conseguimos obter com sucesso a criação de um sistema composto por 150 pictogramas, os quais, em sua grande maioria, aderiam às diretrizes de desenho de 3 linhas. Esse sistema padronizou de forma eficaz toda a comunicação dos canais do Sicredi, tornando-se os pictogramas em uso até os dias atuais.
cliente: Moria/Hoc I Sicredi
design gráfico: Larissa Mancia
fotos: Acervo pessoal
data: 2019