O primeiro PDV a gente nunca esquece.
A Global foi a primeira agencia de publicidade que trabalhei. Em 2011 não havia muitos lugares para trabalhar com design e muitas agencias tinham um pequeno núcleo de design para os desdobres gráficos dos KVs. Peças como catálogos, folders, press kits e no caso da Global, que possuía alguns clientes no setor de calçado, desdobres de ponto de venda e ambientação.
Trabalhei e aprendi muito lá, era preciso fazer muitas coisas práticas como ir fotografar nos shoppings os espaços que teríamos disponíveis para fazer as vitrines, medir, adaptar e pensar como transformar um KV em algo palpável, que elementos poderiam ganhar vida fora do impresso e até diagramar manuais de montagem das vitrines era necessário. Na global em aprendi a fazer protótipos, trabalhar com cola spray e fazer stencil.
Dito isso o trabalho de PDV e press kit que eu e meu chefe desenvolvemos para a campanha de Converse + Farm + Pantone, foi uma das mais marcantes. Isso por que o KV da campanha era simples, o fundo com a clássica tabela de cor, mas nosso desafio era extrapolar a cor para fora do papel e por que não, para fora da cartela?
KV da campanha
Assim, desenvolvemos todos os expositores em formato de cartela Pantone, nos quais a cor seria representada pelos cadarços dos tênis da coleção, enrolados nas cartelas gigantes. Os modelos de lançamento seriam exibidos nessas peças.
Ambientação vitrines Farm
Área de prova dos calçados dentro das lojas
Também desenvolvemos um pequeno kit para “influenciadores” uma caixa com a textura da cartela e todos os modelos de converse da campanha em chaveiros miniatura. Para esse material eu fiz o protótipo da caixinha de verdade, fotografei e tratei no Photoshop, aplicando as artes da campanha da melhor forma que sabia fazer na época.
Press kit influenciadores
O projeto saiu do papel e a minha alegria era caminhar em frente da loja Farm no shopping e constatar que algo que há algumas semanas estava apenas na minha tela, de uma marca que eu adorava e consumia, e outra que era muito valorizada no meio em que eu estava estudando, havia ganhado vida. Era um sentimento mágico. Uma das grandes lições que eu tirei desse projeto foi que apesar de design e publicidade serem áreas diferentes com metodologia diferentes, linguagem é algo universal e ter a oportunidade de materializar algo coerente onde todos os pontos de contato do cliente façam sentido entre si, esse momento meus amigos, é o que faz os nossos olhos brilharem.
cliente: Converse + Farm + Pantone
design gráfico: Larissa Mancia, Marcelo Ritter, Guilherme Bongiolo I Global
fotos: Acervo pessoal I google
data: 2012
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